FisioterapiaNutriçãoPilates Clínico

Artrose – Como Diagnosticar e Tratar

By agosto 25, 2017 No Comments

Você sabe o que é Artrose?

A Artrose, conhecida também por osteoartrose é uma doença degenerativa (doenças que afetam as funções vitais ao longo do tempo), que causa desgastes na cartilagem das articulações.

A cartilagem é um tecido flexível, que tem como principal função, evitar o atrito e facilitar a movimentação entre os ossos. Fazendo assim, que não se desgastem ao longo do tempo.

A Artrose, é o desgaste ou a perda desse tecido. Isso pode ocorrer ao longo da vida, como também, devido ao excesso de peso e sobrecarga nas articulações.

As articulações que mais são afetadas pela doença são: joelhos, coluna e o quadris. E os sintomas mais comuns apresentados são:

• Dores nas articulações, que podem variar de fraca a forte ao longo do dia. As dores tendem a ser mais fortes durante o período da noite, após o movimento contínuo durante o dia.
  • Rigidez, principalmente, após um longo período sem movimento ou após acordar.
  • Inchaço, limitação dos movimentos e ruídos ao movimentar as articulações, também são sintomas que podem ocorrer ao longo do período.

Como Diagnosticar Artose?

O diagnóstico é feito através de uma avaliação médica de um Reumatologista ou Ortopedista. Inicialmente, é  realizado um exame físico, onde serão avaliadas as articulações que apresentam dores, reflexos e força muscular do paciente.

O histórico médico do paciente também será avaliado. Quando iniciaram os sintomas e como foram evoluindo com o tempo, são perguntas que irão ajudar o médico a ter um diagnóstico mais preciso.

Raio – X e Ressonância Magnética são outras formas de diagnosticar a doença, que através da imagem mostram o quanto da articulação foi afetada e qual a perda da cartilagem.

Conheça alguns tipos de Tratamento de Artrose:

Os tratamentos mais convencionais são realizado com anti-inflamatórios e exercícios. Como a Artrose é uma doença que não tem cura, a Fisioterapia e o Pilates Clínico são de grande auxílio no tratamento e prevenção das dores.

A Fisioterapia, realizada através de exercícios de mobilização e fortalecimento, auxiliam na diminuição da rigidez e no fortalecimento do músculo das articulações.

O uso de aparelhos eletroestimuladores, diminuem a inflamação e ajudam a controlar as dores.

Como os exercícios para cada região são distintos, é importante, a avaliação de um fisioterapeuta. Ele irá indicar quais os melhores exercícios e com que frequência devem ser realizados, tanto na clínica quanto em casa.

O uso do Pilates Clínico, junto com a fisioterapia, auxilia no tratamento e prevenção das dores. Os exercícios de alongamento e reforço muscular, aliviam as tensões musculares das articulações, e promovem o aumento da força da musculatura ao redor das articulações, aumentando a resistência e a capacidade de suporte.

Quem é mais afetado pela Artrose?

A doença afeta normalmente pessoas da terceira idade, mas também pode ser ocasionada, por excesso de peso, por esforço repetitivo, erros de postura.

Exames de sangue podem ser realizados para ajudar a saber se a doença é artrite ou artrose.

A Clínica Fisio&Forma, conta com equipe de fisioterapeutas, nutricionistas e psiquiatra para combater a dor, realizando o tratamento de forma adequada e personalizada, entre em contato e saiba mais.