AcupunturaDicasFisioterapiaNutrição

Atividade Física de Fortalecimento x Fibromialgia

By abril 19, 2017 No Comments

Você sabe o que é Fibromialgia?

Fibromialgia é uma doença predominantemente de ordem remautológica e está diretamente ligada a problemas de origem psicológica/sentimental, gerando uma dor crônica em todo o corpo.

Como Diagnosticar Fibromialgia?

Fibromialgia não poder ser diagnosticada por nenhum exame clínico (sangue, fezes ou urina) e também não há possibilidade de detectá-la em exames radiológicos (raio-x, ressonância magnética ou tomografia computadorizada). o diagnóstico é baseado somente na análise médica e no relato do paciente.

Uma das formas de diagnosticar a Fibromialgia seriam alguns sintomas como: dor crônica em todo o corpo por um período de três meses (não existe uma região específica que seja atingida pela Fibromialgia); ansiedade e depressão; fraqueza e cansaço; dificuldade de concentração; bocas nariz e olhos secos.

Formas de Tratamento

Cada caso deve ser avaliado para se verificar o melhor tratamento a ser realizado, mas podemos direcionar que algumas formas de tratamento como:

• Terapias holísticas são muito eficazes,s como: Acupuntura, Auriculoterapia e Massoterapia.
  • Acompanhamento Psicológico e Psiquiatra são importantes para resgatar a qualidade de vida dos pacientes. No caso de pacientes que tenham esta doença devido a origem nervosa/psicológica, o acompanhamento com estas especialidades tornam-se fundamentais;
  • A alimentação correta orientada por Nutricionista também auxilia no tratamento, como suco de laranja com couve. Para ter uma ideia, a couve é rica em magnésio vitamina B5 que age em muitos distúrbios, como perda de cabelo, alergias, estresse, ansiedade, doenças respiratórias e problemas cardíacos. Além boa fonte de cálcio, ferro e fósforo e das vitaminas A, B e C, que ajudam a tonificar os músculos, fortalecer os ossos, melhorar a circulação sanguínea, aumentar a energia e desintoxicar o organismo.

Saiba como a atividade Física de Fortalecimento pode auxiliar no Tratamento

A atividade física tem como objetivo trazer maior conforto aos pacientes com Fibromialgia, que sentem muita dor em todo o corpo e não conseguem realizar algumas vezes pequenas tarefas cotidianas.

Os exercícios corretos de fortalecimento e reabilitação física são capazes fazer com que alguns pacientes recuperem a auto estima, sintam-se novamente ativos e voltem a rotina cotidiana.

Para muitos pacientes o simples movimento de passar um escova pelos cabelos é muito doloroso, alguns procedimentos de fisioterapia e reabilitação podem trazer algum conforto com a diminuição da dor.

Um dos grandes problemas é que em crises de dor crônica muitos pacientes administram por conta própria doses elevadas de analgésicos ou relaxantes musculares e essas medicações não apresentam nenhum efeito. Sempre consulte um médico antes de tomar a decisão de se auto medicar isso pode ser muito perigoso e causar danos desnecessários.

Uma avaliação do quadro por profissionais se faz necessário para o quanto antes começar o tratamento e trazer um pouco de conforto para os pacientes que sofrem dores intensas e podem até mesmo desenvolver quadros depressivos, devido a impossibilidade de realizar tarefas simples em momentos de crises onde a dor é insuportável.

A Clínica Fisio&Forma atua com equipe de FISIOTERAPEUTAS especializados para traçar a melhor reabilitação para o seu caso, com FISIOTERAPIA ou PILATES CLÍNICO.

banner_avaliaçao-gratuita