Outros

Depressão – Dwayne Johnson

By abril 9, 2018 No Comments

“Todos Podemos passar por isso. A depressão não discrimina ninguém. Levou um bom tempo para eu perceber, mas a chave é não ter medo de se abrir.”Dwayne Johnson

Assim como o ator americano Dwayne Johnson, que já passou por depressão, é importante entender a doença e realizar o tratamento adequado.

Sobre a Depressão:

A depressão está entre as principais causas de afastamento e incapacidade em todo o mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300milhões de pessoas vivem com depressão, o que representa um aumento de 18% entre 2005 e 2015. No Brasil, cerca de 5,8% da população apresenta sintomas depressivos – um total de 11,5milhões de casos. A falta de conhecimento e o estigma gerado pelos transtornos mentais impedem que as pessoas busquem ajuda e tratamento adequado para os sintomas.

Além dos fatores genéticos, diversas condições podem colocar em risco a saúde mental do indivíduo, entre elas, condições estressantes de trabalho, rápidas mudanças sociais, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável e violência urbana.

Sintomas Depressivos:

Os sintomas depressivos comprometem a vida pessoal, os relacionamentos interpessoais, o rendimento no trabalho e desempenho das atividades habituais. Muitas vezes o individuo demora a perceber que não tem conseguido o mesmo rendimento de antes e é comum que os pacientes tragam queixas como “não consigo mais me concentrar”, “minha memória está ruim”, “meu rendimento não é mais o mesmo” e “as atividades do dia-a-dia têm exigido muita energia”. Isso ocorre porque além dos sintomas emocionais da depressão como tristeza profunda sem motivo aparente, angústia e choro fácil, também estão presentes sintomas que envolvem a esfera cognitiva do paciente como atenção, memória, planejamento e execução. Dores físicas sem causa determinada, falta ou excesso de apetite e insônia ou aumento da necessidade de sono também podem fazer parte do quadro.

A depressão também é um fator de risco importante para o suicídio e ações de promoção e prevenção são as mais efetivas, possibilitando que a população em geral tenha acesso às informações sobre os transtornos mentais e busque tratamento adequado.

Se você apresenta os sintomas listados acima ou conhece alguém que esteja passando por situação semelhante, procure uma avaliação psiquiátrica. O tratamento é seguro e eficaz e pode envolver psicoterapia e/ou medicações (antidepressivos).

Dra. Michele de Oliveira Gonzalez

Médica – Psiquiatra