fbpx
Outros

Dor Lombar (Lombalgia) – Causas, Sintomas e Tratamentos

By janeiro 4, 2017 No Comments

Dores na região lombar ou dor lombar baixa são chamadas de Lombalgia, que podem ser associadas ou não a dores ciáticas, irradiadas para glúteo, coxa, perna e/ou pé.

Como a maioria das lombalgias aparecem de forma relativamente rápida, elas são consideradas como lombalgia aguda. Deixando de realizar o tratamento, poderá aumentar as crises e em alguns casos, se tornar-se um problema crônico.

Em uma musculatura mal condicionada, o acúmulo de ácido lático gerado pelo excesso de estresse mecânico e a falta de preparo físico podem “travar” as costas da pessoa após o movimento excessivo ou até mesmo deitado em repouso.

 Quais os principais sintomas de lombalgia?

  • Dores na região da coluna lombar
  • Queimação na região da coluna lombar
  • Crises como “travamentos”
  • Incapacidade de manter o corpo ereto para caminhar
  • Incapacidade de manter-se em pé

 

Algumas causas da Lombalgia:

Na maioria dos casos o problema é postural, causado por uma má posição para sentar, se deitar, se abaixar no chão ou carregar algum objeto pesado. Porém há outras causas como:

  • Falta de Condicionamento Físico
  • Excesso de peso
  • Inflamação
  • Reumáticas
  • Sobrecarga e esforços
  • Degeneração Discal
  • Fraturas osteoporóticas
  • fibromialgia, artrite reumática e espondilite anquilosante

 

Lombalgia Crônica:

A dor crônica ocorre em qualquer idade e em aproximadamente 75-85% dos pacientes que se afastam do trabalho ela se torna recorrente.

A Lombalgia crônica ocorre quando o paciente apresenta episódios recidivantes ou um único episódio que não foi totalmente sanado.

 

Tipos de tratamento de Lombalgia:

O principal objetivo do tratamento da dor lombar aguda é aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional e prevenir recorrência e cronicidade. Os tratamentos variam de acordo com as causas e grau da condição clínica do paciente.

A Fisioterapia possui um papel importante no tratamento, na qual poderá ser aplicado ações de fisioterapia focada para analgesia, cinesiologia – exercícios aplicado aos pacientes de formar individual e orientada, correção biomecânica, reequilíbrio muscular, melhora de alterações posturais, trabalho de consciência corporal.

Com orientação de um fisioterapeuta, o Pilates Clínico que trabalha com o fortalecimento do “Power House” (casa de força), musculatura profunda do abdômen, ajuda a combater a dor e prevenir as crises de dores através da mobilização de toda coluna.

Já a Acupuntura tem ação local analgésica, anti-inflamatória e relaxante muscular, podendo ajudar em poucas sessões com a melhora na contratura muscular, nas dores. Além disso, a Acupuntura auxilia na melhora do sono e tratamento de outros fatores concomitantes comuns como stress e ansiedade.

Em casos mais graves, e dependendo da patologia associada à lombalgia, cirurgias podem ser recomendadas. Para saber qual o melhor tratamento indicado para sua patologia, o paciente deve sempre procurar um médico especialista.

 

Tratamento Fisio&Forma:

A Clínica Fisio&Forma realiza tratamento exclusivo em cada paciente, com fisioterapeutas especialistas em  Pilates Clínico, Acupuntura e Fisioterapia que realizam tratamento preventivo e de combate a lombalgia – dores na coluna lombar

Atendemos a especialidade Fisioterapia pelo convênio Bradesco Seguro ou particular.

Consulte-nos para uma avaliação personalizada.

 

 

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?