FisioterapiaFisioterapia esportivaOutrosReabilitação física

Dor no Calcanhar – Esporão de Calcâneo

By maio 23, 2017 4 Comments

O Esporão de Calcâneo provém do desequilíbrio de pisada, gerando maior ponto de apoio na região do osso calcâneo, o corpo como reação de proteção irá realizar o depósito de cálcio na base do pé, causando imenso desconforto e uma espícula óssea visível ao exame de raio-x, como se fosse um pequeno ossinho. Paciente irá apresentar dor importante principalmente na hora que acorda e faz o primeiro contato do pé com o solo.

A dor surge com o aumento de tensão na fáscia plantar (tecido que cobre os tendões e conecta o calcâneo) localizado na sola do pé.

Sintoma e Diagnóstico:

O sintoma mais comum é uma dor aguda no pé, especificamente na sola, parece que uma agulha é inserida no local tamanha é a dor, que tende a piorar se o paciente não fizer repouso. Os exercícios de grande impacto, longas caminhadas, corridas tendem a piorar o quadro, repouso  a avaliação médica e acompanhamento de um fisioterapeuta são os tratamentos mais  indicados.

A avaliação do paciente se dá através dos sintomas clinicos e um exame de imagem, que na maioria das vezes um raio-x já é o suficiente para fechar o diagnóstico. O médico irá prescrever a medicação para auxiliar no controle da dor e processo inflamatório. O fisioterapeuta irá avaliar o desequilíbrio muscular, distúrbios de pisada e encurtamentos musculares para traçar a conduta mais assertiva para cada caso. Sendo necessário em alguns casos a realização de uma baropodometria e confecção de palmilha visando o tratamento a longo prazo. Mas os casos mais severos podem ter a necessidade de procedimento cirúrgico para remoção do esporão.

Tipos de tratamento:

O tratamento deve ser personalizado para cada paciente, mas repouso e utilização de gelo para aliviar a inflamação são unanimidade.

Inicialmente verifica-se as causas do surgimento do esporão, um dos fatores que não nos damos conta é a utilização de calçados inadequados para as tarefas cotidianas, a repetição de movimentos com esses mesmos calçados e até mesmo um erro grave utilizar tênis inadequados para atividades em nossos momentos de lazer.

Alongamento e fortalecimento dos membros inferiores é um ótimo começo para prevenir o surgimento do esporão. Procure acompanhamento de um profissional para descobrir como é sua pisada: pronada, supinada ou neutra e compre o tênis certo para sua prática esportiva. Além disso, a realização de uma avaliação de pisada e confecção de palmilha em alguns casos se faz necessário

Para eliminar a dor, a fisioterapia auxilia técnicas de tratamento com eletroanalgesia e alongamentos específicos.

Entre em contato com nossa equipe de Fisioterapeutas e descubra mais sobre este tratamento

banner_avaliaçao-gratuita

Join the discussion 4 Comments