fbpx
Outros

Entorse de Tornozelo

By novembro 16, 2017 No Comments

O que é Entorse de Tornozelo?

A articulação de nosso tornozelo é composta praticamente por ligamentos e músculos ligados a Tíbia e a Fíbula. A lesão acontece quando a pessoa torce o tornozelo, ou como costumamos dizer “Vira o Pé”.

O movimento de “Virar o Pé para Dentro” (inversão) que é o mecanismo mais comum de lesão e o movimento de “Virar o pé para Fora”(eversão) que é a forma mais grave de entorse levando muitas vezes a fraturas.

Classificamos a lesão em 3 graus:

Grau I – Distensão com micro lesões no ligamentos – Ocorre apenas o estiramento, sem ruptura dos ligamentos. Pode ocorrer inchaço e dores na região.

Grau II – Rupturas parcial ou total de 1 ou mais dos ligamentos – Pode ocorrer rigidez, edema, dores e inchaço na região.

Grau III – Ruptura total dos ligamentos – Pode ocorrer falta de estabilidade nos pés ao andar, edema, rigidez, dores e inchaço

Quem pode sofrer A Entorse de Tornozelo?

É muito comum ocorrer em esportistas, principalmente, para aqueles que praticam esportes que tenham muita mudança de direção e são praticados em superfícies instáveis. Também em esportes com muito impacto, como futebol, vôlei, basquete e corridas.  

Mas também, pode ocorrer na prática de atividades cotidianas, como andar e correr.

Movimentos inesperados dos tornozelos como pisar em buracos, quebrar o salto do sapato, escorregar em escadas ou em pisos lisos, também são, causas comuns que geram o entorse de tornozelo.

Como prevenir:

A Fisioterapia tem sido um dos métodos mais recomendados para prevenção.

Durante as sessões são realizado exercícios de força, alongamentos, e também,  exercícios para trabalhar o equilíbrio do corpo.

Além disso, outros cuidados podem ser tomados, por exemplo:

  • Escolher um calçado adequado para a prática de esportes.
  • Proteger o tornozelo com bandagens ou tensores
  • Evitar terrenos esburacados ou lisos.
  • Evitar saltos finos.

Como tratar:

Numa lesão de grau I, o tratamento conservador apresenta bons resultados, com repouso; , compressas de gelo . É importante observar a diminuição das dores entre o período de 48hs a 72hs.

Se as dores persistirem, é possível que tenha ocorrido algum tipo de ruptura, o que leva a lesão ao grau II, ou grau III. Nesse caso, procure um especialista.

Para as lesões de grau II ou III o tratamento mais comum é iniciar um processo de tratamento conservador com a fisioterapia visando inicialmente a redução do processo inflamatório e o acompanhamento médico para avaliar se existe a necessidade de algum intervenção cirúrgica.  

O tratamento com Fisioterapia consiste em exercícios para:

  • Eliminar a rigidez da musculatura
  • Fortalecer a musculatura da região
  • Alinhar e  posicionar o pé para evitar futuras lesões
  • Corrigir erros de postura para um melhor controle dos movimentos

A Clínica Fisio&Forma, conta com uma equipe especializada no método de Pilates Clínico que irão te auxiliar na prevenção da entorse de tornozelo e outras lesões. Além de uma equipe de fisioterapeutas que irão auxiliar em sua reabilitação física. Entre em contato e saiba mais.

 

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?