fbpx
Nutrição

Obesidade x Bullying – por Carolina Resende

By março 15, 2017 No Comments

Uma organização não governamental brasileira realizou uma pesquisa que envolveu mais de 5 mil estudantes. O estudo que recebeu o nome de “bullying no ambiente escolar”, foi realizado em 25 escolas públicas e particulares, nas cinco regiões do país. Sua conclusão mostra uma maior incidência de maus tratos nas relações entre estudantes que se encontram na faixa etária de 11 a 15 anos.

Outro dado relevante é que o bullying independe de sexo, raça ou classe social, mas que os meninos se envolvem com maior frequência nessas situações do que as meninas, contudo, elas se sentem mais tristes, chateadas e amedrontadas.

Quanto ao bullying sofrido por pessoas com excesso de peso, não existem leis federais que garantam o tratamento igualitário. “Na verdade, não é ilegal discriminar as pessoas com base em seu peso e isso dá a entender que o preconceito, o tratamento injusto ou o bullying com crianças acima do peso são práticas toleráveis”, afirma Puhl, professora de desenvolvimento humano e estudos familiares.

Outros estudos indicam que existe preconceito generalizado contra o obeso, às vezes partindo até mesmo da própria família.

É comum que crianças e adolescentes obesos, na maioria das vezes, não estejam satisfeitos com sua imagem corporal. O bullying faz com que eles se tornem tímidos e retraídos. E essa cobrança da sociedade em relação ao corpo perfeito agrava ainda mais essa situação, podendo levar inclusive à um quadro depressivo.

A depressão é uma alteração psiquiátrica que pode ser manifesta através de sinais de inquietude, falta de interesse na escola e atividades diárias, agressividade, etc. O quadro de depressão pode fazer com que a criança ou adolescente busque na comida algo que lhe dê prazer, aumentando a compulsão alimentar e, consequentemente, o peso.

Para prevenção destes problemas, é indicado incentivá-los a realizar atividades que lhes tragam sensação de prazer. Esporte, teatro e atividades em grupo são bastante indicados, pois ao mesmo tempo em que causam interação entre as crianças/adolescentes, elas aumentam o gasto de energia, favorecem o emagrecimento, além de proporcionarem bem-estar.

É importante ressaltar que o acompanhamento psicológico também é indicado para crianças e adolescentes que sofrem de obesidade. Por isso, pais e responsáveis estejam sempre atentos ao comportamento de seus filhos.

Nós da Clínica Fisio&Forma, contamos com uma equipe qualificada de profissionais, para realizar o tratamento completo e integrado com Nutricionista, Psiquiatria e Reabilitação Física com Fisioterapeutas. Entre em contato conosco e saiba mais.

Por Nutricionista Carolina Resende

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?