Outros

Síndrome do Corredor

By outubro 13, 2017 One Comment

O que é a Síndrome do Corredor?

Conhecida mais tecnicamente como “Síndrome do Trato Iliotibial (STIT)” a Síndrome do Corredor é uma lesão causada pela inflamação da banda iliotibial.

A banda iliotibial é um tecido fibroso, que se inicia na região dos quadris e se estende por toda a lateral da coxa, até a região lateral do joelho. Sua função é como a de um tendão, que conecta o músculo ao osso, além de auxiliar como um estabilizador.

O atrito e a compressão constante com o fêmur na região do joelho, é a causa da inflamação.

Esse atrito ocorre por diversos fatores, que entre eles podem ser:

• Falta de fortalecimento físico
  • Falta de alongamento adequado
  • Desalinhamento da postura corporal
  • Intensidade e velocidade dos treinos
  • Distúrbios de Pisada

Os sintomas mais comuns devido a síndrome são:

• Dor na parte externa na região lateral do joelho
  • Dor nos joelhos para subir e descer escadas
  • Dor nos joelhos para subir ladeiras
  • Estalos na região dos joelhos
  • Dor após a prática esportiva predominantemente corrida

Quem pode ter a Síndrome do Corredor

Apesar da possibilidade de que qualquer pessoa possa sofrer da síndrome, ela é mais comum em atletas, principalmente em corredores e ciclistas.

Para os corredores, os que mais podem sofrer com a síndrome,  são os corredores de longa distância. As dores podem se iniciar em torno de 3km de corrida, dependendo da intensidade e velocidade da corrida, e ir aumentando ao longo treino.

A qualidade dos calçados também pode influenciar nos treinos. Uma dica, é consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para que ele avalie a necessidade de adaptar um calçado para a corrida e realizar uma avaliação da pisada e do gesto esportivo.

Em ciclistas, a síndrome pode ocorrer também, devido ao ajuste da bicicleta. A altura do selim, por exemplo, é um dos motivos que podem levar a síndrome. Alto demais, pode levar a extensão exagerada do joelho. Baixo demais, causa hiperflexão do joelho.

Em todos os casos, é importante avaliar se não estão ocorrendo erros nos treinos.

Como prevenir:

• Evite treinamento excessivo em subidas
  • Escolha lugares com terrenos planos, sem buracos, para a prática dos exercícios
  • Aumente a velocidade e a intensidade do treinamento de forma gradual.
  • Realize treinos para ganho de flexibilidade, manutenção e reequilíbrio da força muscular
  • Faça o treinamento acompanhado de um profissional.

Como tratar:

O tratamento normalmente é conservador, realizado através repouso, fisioterapia e anti-inflamatórios.

A fisioterapia, através de aparelhos eletroterapia, ajudam na desinflamação e diminuição da dor na região.

São realizados também, exercícios de alongamento,fortalecimento e liberação miofacial, visando o reequilíbrio muscular e da flexibilidade tratando dessa forma a lesão e prevenindo o reincidência.

Pessoas obesas ou com problema nas articulações, que sofrem de doenças como tendinite, artrite, artrose e etc., que iniciam os treinos de forma muito intensa e sem o acompanhamento de um profissional, se tornam propensas a ter várias lesões. Devido principalmente ao desequilíbrio na musculatura do complexo postero lateral e disturbio do gesto esportivo.

A Clínica Fisio&Forma, conta com equipe de fisioterapeutas especializados que poderão auxiliar tanto na alimentação adequada, quanto na reabilitação física, para prevenir e potencializar a conquista de seus objetivos de forma adequada e personalizada, entre em contato e saiba mais.

Join the discussion One Comment

• Marly Barrella disse:

Boa tarde,
    Sou corretora e estou com esses sintomas.
    Agradeço as dicas e vou tentar seguir suas orientações.
    Já trabalhei em clínica de fisioterapia e admiro muito o trabalho dos fisioterapeutas.
    Grata pela atenção.
    Marly Barrella